A partir desta quarta-feira (22) até o dia 19 de dezembro, o Programa Mães de Pernambuco inicia um novo ciclo de confirmações. Serão disponibilizadas 8.094 vagas, das quais 5.665 estão reservadas para mulheres em situação de maior vulnerabilidade, já identificadas pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS). Outras 2.429 vagas foram abertas para mulheres elegíveis que aguardam na fila de espera.
Desde o lançamento em março deste ano, a iniciativa já beneficiou cerca de 105 mil mulheres, com um investimento acumulado de R$ 157,3 milhões. As mulheres que confirmarem participação neste novo ciclo começarão a receber o auxílio a partir de janeiro, no quinto dia útil do mês.
Critérios para participação
Para receber o benefício, as interessadas devem atender aos seguintes critérios:
1. Ser responsável familiar;
2. Residir em Pernambuco;
3. Ser beneficiária do Programa Bolsa Família, com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
4. Estar gestante ou ser mãe/responsável por criança de até 6 anos (72 meses);
5. Não possuir vínculo empregatício formal.
Segundo Carlos Braga, secretário da SAS, “este novo ciclo de confirmações representa uma oportunidade para garantir que mais mulheres em situação de vulnerabilidade em Pernambuco tenham acesso ao apoio necessário para cuidar de suas famílias, com foco no combate à fome e no fortalecimento desses lares chefiados por mulheres”.
Pagamento da 8ª parcela e ampliação do investimento
Enquanto o processo de confirmação acontece, a 8ª parcela do auxílio será paga no dia 6 de dezembro, beneficiando 94.072 mulheres que já confirmaram sua participação até 18 de novembro. Com isso, o programa atingirá a marca de R$ 209,9 milhões investidos até o final de 2023.
Como confirmar a participação
Para confirmar o benefício, as mulheres devem acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br, inserir o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento. O sistema indicará se a candidata é elegível e se há vagas disponíveis; caso positivo, basta confirmar o interesse.
Beneficiárias que ainda não receberam o cartão do programa podem sacar o valor diretamente em agências da Caixa Econômica Federal com um documento de identificação ou movimentar o benefício pelo aplicativo Caixa Tem. Dúvidas podem ser esclarecidas na Ouvidoria Social da SAS pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou pelo telefone 0800.081.4421.
Com o apoio da Caixa Econômica Federal, o Governo de Pernambuco reforça o compromisso de garantir assistência às mulheres mais vulneráveis do estado, ampliando o alcance do programa para novas beneficiárias.